A idéia de formar a equipe surgiu, em novembro do ano passado, do Médico Veterinário da Vigilância Sanitária de Esteio, município da Região Metropolitana de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, Mateus da Costa Lange (foto). Ele se reuniu com duas colegas, uma fonoaudióloga e outra psicóloga, e juntos montaram um projeto de criação do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf) no município. Lange e sua equipe sensibilizaram o secretário da saúde sobre a importância do Nasf para auxiliar os profissionais das Equipes da Saúde da Família e das Equipes de Atenção Básica; e propuseram ao secretário a criação do núcleo no município.“O meu primeiro passo foi verificar a necessidade da criação do Nasf no município, e a participação do Médico Veterinário nos trabalhos. Mostrei para o gestor público como o profissional pode atuar no núcleo e destaquei, principalmente, as questões da Posse Responsável, Vigilância em Saúde e Zoonoses”.
Para o presidente do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), Benedito Fortes de Arruda (foto), esse exemplo deve ser seguido pelos Conselhos Regionais, no sentido de demonstrar aos gestores municipais, de forma clara e objetiva, o papel e a importância do Médico Veterinário nas equipes do Nasf. “É de forma sucinta e sem rodeios que se deve convencer os gestores. E não com estardalhaços de propagandas em informativos ou portfólios, que não traduzem a realidade e não nos traz nenhum resultado positivo. É preciso sair do discurso e partir para efetividade prática. Vamos enaltecer a iniciativa do nosso colega, o Médico Veterinário Mateus Lange, e tê-lo como modelo de conquista e consolidação de espaço. Queremos, por oportuno, também registrar a confiança e o trabalho que vem sendo desenvolvido pelo Presidente do CRMV-RS, Dr. Rodrigo Lorenzoni, pela implementação de uma nova administração da nossa Autarquia, com responsabilidade, seriedade e transparência", declara.De acordo com Rodrigo Lorenzoni, com a inclusão do Médico Veterinário no Nasf, uma nova era na prevenção da saúde se iniciará.”Se houvesse profissionais há 10 anos, será que surtos de dengue, leishmaniose e raiva não aconteceriam com menos freqüência?”, indaga. Além disso, frisa a participação e a importância da Medicina Veterinária desde a produção até a fiscalização dos produtos de origem animal. “A infecção alimentar, na maioria das vezes, acontece por conta da falta ou má higiene na manipulação dos alimentos. Daí a importância do veterinário em orientar a maneira adequada de acondicionar e fazer higiene dos produtos antes do consumo”, afirma. Também, sabe-se que as ações desencadeadas pelas atividades do Médico Veterinário agem diretamente no auxílio à prevenção de diversas doenças ocasionadas pela administração incorreta dos produtos de origem animal, e que isso acaba por sobrecarregar os atendimentos do Sistema Único de Saúde nos municípios.
Após o trabalho de sensibilização do gestor público, o projeto passou por uma série de etapas até ser aprovado.
Lange esclarece que o trabalho do grupo multiprofissinal tem sido de conscientização nas Equipes da Saúde da Família e nas Equipes de Atenção Básica para explicar de que forma o Nasf pode contribuir para o trabalho de todos. De acordo com ele, a dúvida geral é em relação ao trabalho do Médico Veterinário no Nasf e de que forma o profissional pode contribuir. "Explico que trabalharemos a questão da vigilância em saúde, educação para a posse responsável e zoonoses. Procuro mostrar a importância do nosso trabalho para os ser humano".
Saiba Mais...
A portaria nº 2488, que autoriza a inclusão do Médico Veterinário no Nasf, foi publicada dia 24 de outubro no Diário Oficial da União pelo Ministério da Saúde.
Essa foi uma vitória da classe Médico-Veterinária capitaneada incansavelmente pelo
Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) junto ao Governo Federal em diversas esferas. Com essa nova determinação, qualquer secretário de saúde municipal poderá incluir o Médico Veterinário em seus quadros de atuação para a saúde da família.
Assessoria de Comunicação CFMV
Nenhum comentário:
Postar um comentário