sábado, 1 de outubro de 2011

Veterinário da ULSAV de Guarabira lança cordel “A Paraíba Toda Contra a Raiva”

Na última quarta-feira (28), Dia Mundial da Raiva, o Médico Veterinário Magadyel Melo, da ULSAV de Guarabira, da Gerência Executiva de Defesa Agropecuária, órgão ligado à SEDAP – Secretaria de Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca do Governo do Estado da Paraíba lançou o folheto de cordel “A Paraíba Toda Contra a Raiva”, com o objetivo de informar com linguagem popular e dinâmica aos produtores rurais, alunos e população em geral sobre esta doença avassaladora.

A raiva é uma encefalite aguda, causada pelo vírus gênero Lyssavirus, altamente letal que acomete todo e qualquer mamífero, e é considerada um dos mais importantes problemas de saúde pública, seja pela sua alta letalidade, como pelos prejuízos econômicos que causa à agropecuária.

Segundo a Organização Mundial da Saúde, estima-se no mundo a ocorrência de cerca de 55.000 casos ao ano no mundo todo.

Já o Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento relata que em 2010 foram registrados no Brasil 1374 casos em Herbívoros e Suínos, sendo que 13 casos só no estado da Paraíba. No entanto sabemos que pode estar havendo uma subnotificação, ou seja, muitos outros casos podem ter acontecido sem que fossem registrados nos serviços oficiais.

O Dia Mundial da Raiva, comemorado todo dia 28 de setembro, é uma iniciativa da Aliança para o Controle da Raiva (ARC), com o apoio da OPAS (Organização Pan-Americana de Saúde) e da OMS (Organização Mundial de Saúde).

Seu objetivo é conscientizar as pessoas no mundo todo sobre os problemas causados pela raiva e sobre como prevenir essa doença, juntando esforços de especialistas na área de saúde humana e veterinária e várias outras pessoas para apoiar esta causa.

Dezenas de países, inclusive o Brasil, promovem campanhas de vacinação em massa em animais domésticos, além de outras atividades, como palestras e distribuição de material educativo.

A Defesa Agropecuária do Estado por meio das ULSAV’s – Unidades Locais de Sanidade Animal e Vegetal distribuídas por todo o estado realiza atividades como palestras, coletas de amostras de animais suspeitos, captura de morcegos hematófagos, bem como orienta sobre a necessidade da vacinação, além dos cães e gatos, dos animais herbívoros.

O folheto será distribuído gratuitamente durante as palestras e reuniões educativas realizadas pela unidade.



Fonte: redação brejo.com/com assessoria

Nenhum comentário: